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Castanhal, Pará, Brazil
A ESCOLA MARIA INÊS COSTA ESTÁ SITUADA NO BAIRRO FONTE BOA E ATUA NAS SEGUINTES MODALIDADES DE ENSINO: *ENSINO FUNDAMENTAL NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO *EJA NO TURNO DA NOITE.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010


GUIA DO ELEITOR

Qual o dia das eleições?

O 1º Turno das Eleições 2010 acontecerá no dia 3 de outubro em todo o País. Caso haja o 2º Turno, ele será realizado no dia 31 de outubro.

Qual do horário de votação?

A votação ocorrerá das 8h às 17h. Quem estiver na fila até às 17h receberá uma senha e poderá votar.

Quem é obrigado a votar?

Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos (inclusive) são, por lei, obrigados a votar.

Quais as circunstâncias em que o voto é facultativo?

-Maiores de 16 anos e menores de 18 anos;
-Maiores de 70 anos;
-Analfabetos.

Quais os documentos que devo levar para poder votar?

O eleitor deverá portar Título Eleitoral e documento de identificação com fotografia. (art. 47, § 1º, da Res. TSE 23.218/2010). Somente serão considerados documentos oficias para esse fim: a carteira de identidade, as identidades funcionais, o certificado de reservista, a carteira de trabalho e a carteira nacional de habilitação com foto. O eleitor que perder ou tiver o título extraviado tem até 23 de setembro para solicitar a segunda via no cartório de sua Zona Eleitoral. (art. 52, do Código Eleitoral).

Nas eleições há muitos candidatos. Como vou saber os números dos meus candidatos na hora de votar. Neste caso, posso usar “cola” para votar?

Sim. Anote em um papel os números de seus candidatos já na ordem correta de votação (Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador 1ª Vaga, Senador 2ª Vaga, Governador e Presidente) e use este papel como lembrete na hora de votar. Você deve procurar os números de seus candidatos, com antecedência, através da propaganda partidária, da Internet e das listas afixadas nos locais de votação pela Justiça Eleitoral no dia da eleição.

Posso votar trajando "short", bermuda, sadália ou descalço?

Sim.

Se eu não votar no 1º turno, poderei votar normalmente no 2º turno?

Sim, são eleições independentes. Lembre-se de justificar, dentro do prazo legal, a falta ao primeiro turno.

O que acontece se eu não votar?

Você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo Juiz Eleitoral, deverá pagar multa arbitrada por esse Juiz. O eleitor que deixar de votar em 3 turnos consecutivos terá seu Título cancelado.

Qual o valor da multa por não comparecer à eleição?

O valor da multa pelo não exercício do voto observará a variação entre o mínimo de 3% e máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo (último valor fixado para a UFIR que é R$ 1,0641 multiplicado pelo fator 33,02), tendo como valor atualmente cobrado R$ 3,51 por cada turno em que o eleitor deixa de votar.

Como posso justificar minha falta às eleições?

O eleitor terá o prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data do referido pleito para formalizar sua justificativa através de requerimento, dirigido ao juiz eleitoral da Zona em que é inscrito (1º Turno até 02/12/2010 e 2º Turno até 30/12/2010).
Para os eleitores que se encontrarem no seu domicílio eleitoral no dia das Eleições, deve ser anexado o atestado médico nos casos de ausência por motivo de doença, ou a declaração do empregador nos casos de ausência por motivo de trabalho.
Importante: O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno, dessa maneira, 1º e 2º turnos têm prazos diferentes.

Posso ingressar na cabina de votação portando meu celular ou qualquer outro equipamento de rádio-comunicação?

Não. Na cabina de votação é vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, devendo ficar retidos na Mesa Receptora enquanto o eleitor estiver votando.

Os Partidos Políticos poderão fiscalizar a votação e a apuração?

Sim. Cada Partido ou Coligação poderá nomear 2 (dois) delegados em cada Município e 2 (dois) fiscais junto a cada Mesa Receptora, funcionando um de cada vez. Na apuração serão 3 (três) fiscais por turma apuradora, tendo atuação a uma distância de até 1 metro da mesa apuradora e funcionando um de cada vez.

Os próprios candidatos poderão fiscalizar a votação?

Sim. Os candidatos, na qualidade de fiscais natos, podem permanecer na seção eleitoral durante todo o período da votação. Podem, também, fazê-lo através de advogado, desde que o mesmo possua procuração com poderes para tal.

"PESQUISE A VIDA DE SEUS CANDIDATOS ANTES DE VOTAR. VOTE CONSCIENTE!"
TENHA UMA BOA VOTAÇÃO.







"Papel do Pedagogo Multimeios e Informática Educativa na Gestão de Espaços Tecnológicos"

No início, as tecnologias foram inseridas no âmbito escolar a fim de serem utilizadas apenas para aprimorar as atividades administrativas. Posteriormente, é que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) entraram como apoio aos conteúdos de sala de aula, colocando os computadores como recursos para o ensino e a aprendizagem. Com o passar do tempo, descobriu-se que de nada adiantava ter computadores e softwares nas escolas sem profissionais da área.

Para efetivar esta parceria – computador e educação - foramimplementados os laboratórios de informática, onde quem coordenava eram os técnicos de informática. Com o decorrer do tempo, percebeu-se que este profissional não é o mais adequado para atuar educacionalmente, desenvolvendo projetos de tecnologia educacional e aulas de informática. A necessidade era de um profissional da área educacional, ou seja, um pedagogo, mas qualquer habilitação de pedagogo não obtinha o êxito pretendido.

Então, surge assim, o pedagogo com ênfase em multimeios e informática educativa. A formação deste pedagogo multimeios e informática educativa perspassa pelas áreas de jornalismo, informática e na educação. Portanto, este é o profissional que deve atuar na área educacional ao invés, de um técnico em informática.

Este educador age como mediador, contribuindo para que ocorra o ensino e aprendizado de forma lúdica, tendo como apoio as mídias.

... o educador precisa considerar: o quanto as tecnologias alteram o cotidiano das pessoas possibilitando um outro modo de compreender/interpretar o mundo; as possibilidades de uso destes multimeios através de uma percepção que situa as tecnologias como mediadoras de um processo educacional mais amplo, numa perspectiva de superação da visão tecnicista, instrumental, idéia tal difundida na década de setenta. (MORAIS, 1999, p.38)

Não é suficiente que a escola adquira tecnologias e propor oficinas. O educador tem que ter uma mudança paradigmática perante as TICs. Não se pode negar que as tecnologias influenciam e alteram a vida cotidiana da sala de aula. Em qualquer lugar, nos deparamos com algum tipo de tecnologia, como por exemplo, quando vamos aos bancos e supermercados, entre outros. Não adianta tentarmos fugir deste ciberespaço, até porque senão seremos pessoas alienadas.

Criam-se assim, com a implantação de laboratórios de informática nas escolas, uma nova visão de administração, ou seja, a gestão participativa, encaminhando o ensino para um processo colaborativo, onde há trocas e colaboração entre os alunos e as demais pessoas da escola.

O pedagogo multimeios e informática educativa na gestão de espaços tecnológicos deve identificar e analisar os problemas na sua área de atuação, na escola, no sistema educacional e participar das diferentes comunidades em busca de alternativas para sanar esses problemas. Este pedagogo tem uma nova metodologia que permite fazer com que as tecnologias educacionais contribuam para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

Conforme Almeida (2002):

A superação da dicotomia entre pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola tendo em vista a escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos disponíveis, entre os quais as TIC.

A gestão não se limita apenas ao pedagógico, mas se reflete entre todos os integrantes da escola. Para que isso aconteça, é preciso que a direção da escola desenvolva um papel de gestão participativa, visando à melhoria no processo de ensino.

Confirma Almeida (2002): "(...) Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para seu uso no processo de ensino e aprendizagem.".

O papel do pedagogo-gestor, não é apenas de prover a utilização e o bom funcionamento das mídias, mas implica o todo, tanto pedagógica quanto administrativamente.

Afirma Almeida (2002):

O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.

Atuar como gestor na área das TICs, permite um bom gerenciamento também para a direção da escola. Assim, eles terão informações suficientes para identificar as falhas e problemas, onde buscarão as alternativas para solucionar, e, como diz Almeida (2002):

(...) selecionar e articular informações que tragam subsídios à tomada de decisões; acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo da escola; identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação que possa favorecer a constituição da escola como uma comunidade de aprendizagem.

Por fim, o pedagogo multimeios gerenciando espaços tecnológicos, deve também:

·Planejar em parceria com os professores, apoiando os recursos a serem utilizados para a melhor qualidade de ensino.

·Certificar se os softwares e as mídias estão funcionando devidamente.

·Navegar pelos softwares educativos antes de utilizá-los.

·Atualizar-se frequentemente perante as inovações tecnológicas e com ênfase na educação.

·Enfatizar para os professores que o laboratório de informática deve apenas ser a extensão e enriquecimento do que está sendo ensinado na sala de aula convencional.

·Agendar as aulas a serem ministradas nos laboratórios.

·Elaborar e controlar as normas para a utilização do laboratório.

·Organizar os arquivos e materiais disponíveis do laboratório.

·Coordenar a gestão do(s) laboratório(s) de informática e multimeios.

Assim, conclui-se que o profissional formado por esta habilitação de Pedagogia tem capacitação para melhor gerenciar as tecnologias porque a sua formação lhe propicia isso. Sua graduação abrangendo as diferentes áreas, como o jornalismo, a informática e a educação, torna este docente qualificado para atuar no campo das mídias no ensino educacional.

Além de mediador, ou seja, colaborador no processo de aprendizagem dos seus discentes, mostra-se que é apto para identificar e analisar os problemas na sua área de atuação, na escola, no sistema educacional e participar das comunidades em busca de alternativas para sanar os problemas.

Em razão das nossas responsabilidades como educadores, o Pedagogo MMIE precisa conhecer mais profundamente o modo de gerenciar os espaços tecnológicos. Daí a importância de aprimorar o conhecimento sobre o papel do Pedagogo Multimeios e Informática Educativa e as gestões tecnológicas, permitindo assim, que se torne possível à compreensão dessa integração.


Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2002). PGM 1 – Gestão escolar e tecnologia. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2007.

MORAIS, Gelcivânia Mota Silva. As tecnologias no contexto escolar: Dois quadros e um desafio. Revista de Educação CEAP, Salvador, ano VII, nº 26. p.38.– set, 1999.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COMEMORAÇÃO DIA DO SURDO - EJA

No dia 21/09/2010, recebemos a professora Laura Lemos que ministrou uma palestra  esclarecedora sobre surdez para alunos, professores e funcionários presentes.
Também pudemos prestigiar os lindos trabalhos de pintura feitos por nossos alunos surdos. Confira as produções:









 






quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES E PROJETOS - EJA (SETEMBRO/OUTUBRO)

Semana do Surdo - 9 a 15/09 
Culminância  Dia do Surdo - 21/09
Projeto "Poetas na Escola" -  15/09 
Gincana Estudantil - 26 e 27/10
Período da 3ª Avaliação 27 e 28/09 e 4 a 8/10
Reunião Pedagógica para o planejamento do "Planeta Letrado" - 13/10

GINCANA ESTUDANTIL - TEMA: PARÁ

ABERTURA: 15/09/2010
DATAS: 15 A 17/09/2010

CRONOGRAMA (1ª À 5ª SÉRIES)

DIA 14/09 - Mutirão de limpeza da escola
DIA 15/09 - Abertura com apresentação de canto e dança dos alunos
DIA 16/09 - Perguntas de todas as disciplinas
                   - Soletrando do Pará
                   - Trava língua
DIA 17/09 - Grito de guerra das equipes relacionado ao tema Pará
                  - Apresentação de música folclórica (cantar ou dramatizar)
                  - Recitar poema de um autor paraense
                  - Apresentação de danças típicas do Pará (carimbó, siriá, ritmos paraenses).


CRONOGRAMA (6ª À 9ª SÉRIES)

DIA 14/09 - Mutirão de limpeza da escola
DIA 15/09 - Grafitagem com o tema: Pará - no muro interno da escola
DIA 16/09 - Soletrando
                  - Perguntas de todas as disciplinas
DIA 17/09 - Apresentação de trabalhos de autores paraenses: Max Martins, Ronaldo Franco, Zoraide, João de Jesus Paes Loureiro, Bruno de Menezes, Osvaldo Orico, Alonso Rocha, Zé vicente, Lilia Silvestre, Cecim Calixto (sorteio por turma).
                 - Arrecadação de brinquedos
                 - Dramatização de lendas através de mimica: Iara, Curupira, Matinta Perera, Boto, Mandioca, Açaí, Guaraná, Vitória-Régia, Pororoca, Cobra Grande (o sorteio será realizado no momento da tarefa).
           - Imitação de cantores paraenses: Pinduca, Wanderlei Andrade, Haroldo Reis Joelma e Chimbinha, Viviane Batdão, Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Jurandir e seus teclados.


MUTIRÃO DE LIMPEZA






GRAFITAGEM


















ABERTURA










1º DIA - MANHÃ


1º DIA - TARDE













2° DIA - MANHÃ




 







2° DIA - TARDE